Pratinha/Chapada Diamantina BA.
Localizada dentro da Fazenda Pratinha, a gruta é inundada por águas azuis transparentes. Mais do que apreciar o cenário em terra firme, vale fazer uma flutuação na parte interna da Pratinha - basta alugar colete, máscara, snorkel e lanterna e seguir o guia, que vai na frente do grupo em um bote inflável, mostrando o caminho pelo túnel escuro. Lá dentro, peixes e formações rochosas são avistados com o auxílio das lanternas. Mas o melhor ainda está por vir: na saída da gruta, já com luz natural, milhares de peixinhos dão os parabéns aos corajosos em meio à rica vegetação aquática.
A gruta termina em um imenso lago de águas azuis, que mais parece uma praia. Por ali, a pedida é fazer uma tirolesa de 85 metros, a 12 metros de altura; nadar e andar de caiaque.
Na mesma propriedade fica a Gruta Azul um lago translúcido que ganha tons azulados entre 14h e 15h (de abril a setembro), quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha. A refração permite visualizar o fundo da caverna, que chega a 70 metros. Por conta da profundidade, é fechada para mergulho e flutuação.